Início » Edson Fachin critica ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral

Edson Fachin critica ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral

by Anderson

Edson Fachin critica ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral

Presidente do TSE afirma que espalhar desinformação contra a segurança do sistema eleitoral é antidemocrático

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, afirmou nesta segunda-feira (01/08) que quem põe em dúvida a segurança das urnas eletrônicas e ameaça não aceitar o resultado da eleição defende apenas interesses próprios.

A declaração – feita em seu discurso de abertura do semestre na Justiça Eleitoral, a dois meses do primeiro turno da eleição – é um recado velado ao presidente Jair Bolsonaro, que vem proferindo repetidos ataques contra o sistema eletrônico de votação. Fachin, contudo, não mencionou nomes.

“Quem vocifera não aceitar resultado diverso da vitória não está defendendo a auditoria das urnas eletrônicas e do processo de votação”, afirmou o chefe do TSE. “Está defendendo apenas o interesse próprio de não ser responsabilizado pelas inerentes condutas ou pela inaptidão de ser votado pela maioria da população brasileira.”

Para Fachin, “desqualificar a segurança das urnas eletrônicas tem um único objetivo: tirar dos brasileiros a certeza de que seu voto é válido e sua vontade foi respeitada”.

O ministro destacou que o sistema de votação do país vem se mostrando seguro, confiável e transparente há mais de 26 anos, e que todos os políticos eleitos, de vereadores a presidentes da República, “auferiram a totalidade dos votos que lhes foram concedidos nas urnas”.

“A amplitude da tarefa a ser desempenhada pela Justiça Eleitoral não nos arrefece o ânimo, pois a Justiça Eleitoral tem histórico honrado e imaculado de fiel cumprimento de sua missão constitucional: realizar eleições com paz, com segurança e com confiabilidade nos resultados”, disse.

Fachin continuou afirmando que “a opção pela adesão cega à desinformação que prega contra a segurança e auditabilidade das urnas eletrônicas e dos processos eletrônicos de totalização de votos é a rejeição do diálogo e se revela antidemocrática”.

Por fim, o ministro – que permanece na presidência do TSE até 16 de agosto, quando será substituído por Alexandre de Moraes – fez um apelo aos eleitores para que não cedam aos discursos que, por meio de notícias falsas, apenas pregam a intolerância.

“Uma palavra direta peço licença para dirigir às eleitoras e aos eleitores: proteja o seu direito constitucional de votar, em quem quiser, pelo motivo que achar justo e correto. Não ceda aos discursos que apenas querem espalhar fake news e violência. O Brasil é maior que a intolerância e a violência. As brasileiras e os brasileiros são maiores que a intolerância e a violência”, afirmou.

Ataques de Bolsonaro às urnas

As palavras de Fachin parecem ser uma clara referência às ameaças de Bolsonaro de não reconhecer uma derrota em sua campanha à reeleição. No momento, o presidente está em desvantagem nas pesquisas, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera por ampla margem.

Bolsonaro e seus apoiadores vêm repetindo teorias fantasiosas sobre as urnas eletrônicas desde pelo menos a eleição de 2018.

Mais recentemente, em 18 de julho, o presidente reuniu dezenas de diplomatas estrangeiros no Palácio da Alvorada para fazer uma apresentação de mentiras sobre o sistema de votação brasileiro, atacar ministros do TSE e do Supremo Tribunal Federal (STF) e exaltar um suposto papel das Forças Armadas na avaliação do processo eleitoral.

No dia seguinte à reunião, um grupo de nove deputados da oposição pediu ao STF que autorize uma investigação contra o presidente por seus ataques ao sistema eleitoral.

No mesmo dia, um grupo de 43 procuradores dos direitos do cidadão em todo o país enviou à Procuradoria-Geral da República uma “notícia de ilícito eleitoral” contra Bolsonaro, com o objetivo de pressionar Augusto Aras a investigar o presidente pelo “ataque explícito ao sistema eleitoral, com inverdades contra a estrutura do Poder Judiciário Eleitoral e a democracia”.

Dom Total

related posts

Leave a Comment