Início » República Tcheca assumirá presidência da UE, marcada por guerra na Ucrânia

República Tcheca assumirá presidência da UE, marcada por guerra na Ucrânia

by Anderson

República Tcheca assumirá presidência da UE, marcada por guerra na Ucrânia

Analistas preveem uma presidência intensa para a República Tcheca, que passará o cargo para a Suécia após seis meses.

A República Tcheca assume na sexta-feira (1) a presidência semestral da União Europeia (UE) e sucederá à França para conduzir os 27 Estados-membros do bloco em meio à turbulência da invasão russa da Ucrânia.

Nesta quinta-feira, o presidente francês Emmanuel Macron transferiu simbolicamente a presidência ao primeiro-ministro tcheco Petr Fiala, à margem da cúpula da Otan em Madri.

Durante uma breve cerimônia organizada ao final da cúpula da Aliança Atlântica, a ministra das Relações Exteriores da França, Catherine Colonna, entregou um bastão com as cores da UE ao seu colega tcheco, Jan Lipavsky, considerando que a Europa sai da presidência francesa “mais forte, mais soberana e, creio, mais unida”.

Analistas preveem uma presidência intensa para a República Tcheca, que passará o cargo para a Suécia após seis meses.

A República Tcheca, um país de 10,5 milhões de habitantes que se juntou ao bloco europeu em 2004, prometeu se concentrar em ajudar a Ucrânia e nas consequências da guerra.

Durante sua presidência, o país quer ajudar a conter a crise de refugiados e dar o pontapé inicial à reconstrução da Ucrânia.

Visa também reforçar a segurança energética, as capacidades de defesa e as instituições democráticas europeias.

“Todas as prioridades estão muito bem traçadas e se conseguirmos colocar pelo menos algumas na mesa, iniciar conversas com nossos parceiros e tomar pelo menos algumas decisões, eu diria que não teremos perdido tempo”, disse Havlicek.

A República Tcheca recebeu cerca de 400.000 refugiados ucranianos e enviou ajuda financeira e militar significativa para a Ucrânia, invadida por tropas russas em 24 de fevereiro.

Praga também apoia fortemente as sanções contra a Rússia. “Somos um parceiro confiável”, garantiu Havlicek.

O primeiro-ministro de direita Petr Fiala, ex-analista político que escreveu um livro de 992 páginas sobre a UE, declarou recentemente que tentaria organizar uma cúpula com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Os países dos Balcãs Ocidentais – cuja candidatura à UE promovida por Praga e outros países do Leste Europeu está num impasse – também devem participar.

A cúpula proporia um programa semelhante ao plano Marshall para a Ucrânia, mas que só poderia ser realizado quando a guerra acabar.

Os cidadãos tchecos tendem a ser eurocéticos. Uma pesquisa realizada em março pela agência STEM revelou que apenas 36% deles estão satisfeitos com a UE.

O governo de Fiala é menos eurocético que seus antecessores, mas analistas questionam sua capacidade de se distanciar da Hungria e da Polônia, com quem mantém laços estreitos no grupo de Visegrad, que também inclui a Eslováquia.

Tanto a Hungria como a Polônia estão na mira de Bruxelas pelas suas posições sobre o Estado de direito.

AFP

related posts

Leave a Comment