Início » Às vésperas do 2º turno, papa pede fim do ódio no Brasil

Às vésperas do 2º turno, papa pede fim do ódio no Brasil

by Anderson

Às vésperas do 2º turno, papa pede fim do ódio no Brasil

Francisco diz rezar para que Nossa Senhora Aparecida proteja e cuide do povo brasileiro e que o livre do “ódio, da intolerância e da violência”

O papa Francisco mandou uma mensagem aos brasileiros nesta quarta-feira (26/10), durante a Audiência Geral que celebra toda semana na Praça São Pedro, no Vaticano.

A quatro dias do segundo turno das eleições brasileiras, o pontífice de 85 anos pediu o fim do ódio e da intolerância no país, embora sem mencionar diretamente o pleito.

“Peço a Nossa Senhora Aparecida que proteja e cuide do povo brasileiro, que o livre do ódio, da intolerância e da violência”, declarou Francisco, segundo transcrição da oração disponível no site do Vaticano.

A declaração ocorre duas semanas depois da celebração do Dia da Padroeira do Brasil no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida – que se transformou em agenda de campanha do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro, e teve tumulto e recado do arcebispo de Aparecida (SP).

Sem mencionar Bolsonaro, Dom Orlando Brandes afirmou, durante a celebração da missa principal na basílica, que é preciso combater o “dragão do ódio”, da mentira, do desemprego, da fome e da incredulidade. Ele também reforçou aos fiéis a importância do voto como exercício de cidadania.

No mesmo local, um grupo de bolsonaristas cercou um jovem que vestia uma camiseta vermelha e gritou frases como “a nossa bandeira jamais será vermelha” e “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”.

Recentemente, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma nota em que lamentava “a intensificação da exploração da fé e da religião como caminho para angariar votos” no segundo turno das eleições.

“Momentos especificamente religiosos não podem ser usados por candidatos para apresentarem suas propostas de campanha e demais assuntos relacionados às eleições”, dizia o texto. “Convocamos todos os cidadãos e cidadãs, na liberdade de sua consciência e compromisso com o bem comum, a fazerem deste momento oportunidade de reflexão e proposição de ações que foquem na dignidade da pessoa humana e na busca por um país mais justo, fraterno e solidário.”

Papa recorda beatificação

Em sua fala nesta quarta-feira, o papa também saudou os peregrinos de língua portuguesa e lembrou a beatificação de Benigna Cardoso da Silva, realizada na última segunda-feira na cidade de Crato (CE).

A menina de 13 anos foi morta em 1941 durante uma tentativa de estupro. Francisco a descreveu como “uma jovem mártir que, seguindo a Palavra de Deus, manteve pura a sua vida, defendendo sua dignidade”.

“Que seu exemplo nos ajude a ser generosos discípulos de Cristo. A vida do mundo depende do nosso testemunho coerente e alegre do Evangelho”, completou o pontífice.

DW

related posts

Leave a Comment