Início » Milhares de manifestantes reivindicam ‘salário universal’ na Argentina

Milhares de manifestantes reivindicam ‘salário universal’ na Argentina

by Anderson

Milhares de manifestantes reivindicam ‘salário universal’ na Argentina

País está comprometido com um ajuste fiscal acordado com o Fundo Monetário Internacional (FMI)

Milhares de manifestantes lotaram as ruas do centro de Buenos Aires nesta quinta-feira (28), e marcharam até a sede da Presidência para reivindicar um “salário universal”, em meio à crise econômica e no momento em que se espera um possível mudança no gabinete de governo.

Exibindo bandeiras de organizações sociais e ao som de tambores, os manifestantes se reuniram na Praça de Maio, em frente à Casa Rosada, onde o presidente Alberto Fernández está reunido com a ministra da Economia, Silvina Batakis.

De acordo com as versões que circulam na imprensa, especula-se que a ministra poderia ser substituída ou, inclusive, que o governo nomearia um “superministro” da área econômica.

“A pobreza tomou conta do país”, declarou Mónica Sulle, dirigente del movimento Teresa Vive, à AFP.

O salário básico universal vem sendo reivindicado há semanas por esses grupos que estiveram próximos da coalizão governista Frente de Todos (centro esquerda), mas que agora se mostram descontentes com o governo com o agravamento da situação econômica e social.

O montante exigido é equivalente a duas cestas básicas de alimentos para um adulto, cerca de 67.000 pesos (US$ 490 no câmbio oficial) para todas as pessoas de baixa renda.

A Argentina tem uma das taxas de inflação mais altas do mundo, com um acumulado de 36,2% para o primeiro semestre deste ano, enquanto a pobreza alcança 37% da população.

“Esta inflação que não para se reflete na mesa das famílias de todos os níveis sociais, mas, para os setores mais pobres, é uma catástrofe”, disse à AFP a dirigente Vilma Ripoll.

O país está comprometido com um ajuste fiscal acordado com o Fundo Monetário Internacional (FMI) dentro de um programa de crédito de 44 bilhões de dólares firmado no início deste ano para restruturar uma dívida que o país contraiu com a organização em 2018.

O acordo contempla uma redução do déficit das contas públicas de 3% em 2021 para 2,5% este ano, 1,9% em 2023 e 0,9% em 2024.

Batakis acaba de chegar de Washington, onde se reuniu esta semana com a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, e com outros representantes de organizações multilaterais.

Segundo as versões que circulam na imprensa, Fernández poderia anunciar nos próximos dias uma reforma ministerial, menos de um mês depois de Batakis assumir a pasta de Economia pela renúncia de Martín Guzmán.

Anteriormente, a nova ministra já havia advertido sobre a impossibilidade de aprovação do “salário universal” exigido pelas organizações sociais.

AFP

related posts

Leave a Comment