Início » Morre físico suíço Karl Alex Muller, ganhador do Nobel em 1987

Morre físico suíço Karl Alex Muller, ganhador do Nobel em 1987

by Anderson

Morre físico suíço Karl Alex Muller, ganhador do Nobel em 1987

Suas descobertas tornaram a supercondutividade mais acessível e abriram caminho para sua aplicação em uma ampla gama de campos

O suíço Karl Alex Muller, ganhador do Nobel de Física em 1987 pela descoberta do primeiro supercondutor de alta temperatura, faleceu aos 95 anos.

O físico morreu em 9 de janeiro, segundo um obituário publicado nesta terça-feira (17) no jornal Tages-Anzeiger por sua família e o laboratório IBM Research, citado também pela agência de notícias suíça ATS.

O cientista faleceu enquanto dormia, segundo o obituário, após ter enfrentado os últimos anos de sua vida com “perseverança e otimismo”, escreveram.

Muller e o alemão Georg Bednorz trabalhavam no laboratório de pesquisas da IBM, em Zurique, quando ganharam o Nobel por “sua importante conquista na descoberta da supercondutividade em materiais de cerâmica”.

Suas descobertas tornaram a supercondutividade mais acessível e abriram caminho para sua aplicação em uma ampla gama de campos, desde trens flutuantes à ressonâncias magnéticas.

A supercondutividade é um fenômeno no qual a eletricidade flui por um material sem nenhuma resistência ou dissipação de energia em forma de calor.

Foi descoberta em 1911, quando o físico holandês Heike Kamerlingh Onnes esfriou mercúrio a -270ºC e descobriu que a resistência elétrica desaparecia.

Durante décadas após a descoberta, acreditava-se que a supercondutividade só era possível com materiais metálicos e temperaturas muito baixas.

Em 1986, entretanto, Muller e Bednorz deixaram de lado as argumentações tradicionais e começaram a provar a supercondutividade em óxidos cujo fenômeno funcionava a uma temperatura maior (-238ºC).

A descoberta de uma nova classe de supercondutores, os chamados supercondutores de alta temperatura (HTS, em sua sigla em inglês), lhes rendeu o prêmio Nobel no ano seguinte.

A Universidade de Zurique descreveu Muller como um “nadador contra a corrente” em um comunicado publicado nesta terça-feira, onde apontava que “1986 foi um ano animador para a ciência em Zurique. Tudo começou com uma ideia aparentemente maluca”.

Desde as descobertas de Muller e Bednorz, os cientistas tentam encontrar supercondutores em temperaturas mais altas. Atualmente, isso pode ser feito resfriando o material, um óxido de cobre, a -140ºC.

AFP

related posts

Leave a Comment