[ad_1]
ISSN e ISBN são dois tipos de registros bibliográficos muito utilizados no que se refere a gestão de documentos, vida acadêmica, organização bibliográfica e direito autoral. Por isso, é importante estar atento aos conceitos e as principais diferenças entre os dois termos.
Acompanhe o artigo para saber mais ou navegue pelo índice:
O que é o ISBN?
O ISBN é um número de identificação individual para livros e softwares. Em geral, o ISBN pode ser comparado ao Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), onde registra individualmente cada tipo de obra.
O ISBN, segundo o Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (Ibict):
é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita a sua circulação e comercialização.
O que significa ISBN?
ISBN é a sigla para Número de livro padrão internacionalque em tradução livre seria Número Padrão Internacional do Livre.
O que é ISSN?
O ISSN funciona de forma semelhante ao ISBN, no entanto ele busca identificar obras que são seriadas, como é o caso de jornais e revistas, por exemplo. Ou seja, o ISSN é um registro único para publicações que são periódicas e contínuas.
Também segundo o Ibict, o ISSN:
é um número de identificação única, internacionalmente reconhecido para publicações seriadas que, uma vez atribuído, torna-se um atributo individual do título pelo tempo que for editado, sob um determinado título.
O que significa ISSN?
ISSN é a sigla para Internacional Standard Serial Number, que significa Número Seriado Internacional do Livro, em tradução livre.
Como achar o ISSN de um artigo?
Geralmente artigos acadêmicos não possuem ISSN, mas sim a revista onde ele foi publicado. Essa informação consta usualmente no rodapé do periódico ou no site.
ISSN e ISBN é a mesma coisa?
Não! O ISSN é um registro para obras de publicação periódica e contínua, e o ISBN é um registro individual para obras bibliográficas.
Posso ter ISSN e ISBN para o mesmo trabalho?
Não! ISSN e ISBN são registros diferentes para tipos de trabalhos e obras diferentes. Dessa forma, não é possível registrar um mesmo trabalho com ISSN e ISBN.
Para que servem ISSN e ISBN?
O objetivo do ISSN e ISBN é identificar e registrar determinado tipo de publicação. Com isso, organiza-se melhor a informação, facilita a sua avaliação e sistematização na gestão de documentos e direito autoral. Ambos os registros são fundamentais no que diz respeito à propriedade intelectual.
Diferença entre ISSN e ISBN
Segundo o Ibict, a diferença entre ISSN e ISBN é que:
O ISSN é atribuído somente às publicações seriadas. O ISBN é atribuído a livros ou a outras publicações monográficas.
Desse modo, o ISSN e ISBN se diferem no que diz respeito à natureza do produto que registram. O primeiro está voltado para publicações que acontecem em determinada frequência e o outro para obras únicas.
Qual a diferença entre ISSN e DOI?
A principal diferença entre ISSN e DOI está no produto e objeto de registro. Enquanto o ISSN busca organizar documentos disponibilizados em intervalos de tempo periódicos, o DOI (Digital Object Identifier, em tradução livre seria Identificador de Objeto Digital) organiza diversos tipos de documentos.
[ad_2]
Quer saber tudo sobre concursos previstos e novos editais clique no link a seguir:
Participe do nosso Grupo de Whatsapp e não peca noticias e novas editais todos os dias !
Deixe um comentário