[ad_1]
Muita gente escreve, escreve, escreve e não usa aqueles textos para nada, isso é apenas perda de tempo e quando o foco é preparação para concursos isso é inadmissível! As anotações são materiais de consulta e de revisão, por isso precisam estar bem organizados.
Você produz materiais de revisão?
Além disso para dedicar seu tempo e energia de maneira eficiente aos estudos, o adequado é utilizar sessões ou ciclos compostos por essas quatro etapas: estudo, aplicação, revisão e adaptação.
-
Estudo
Fase em que se aprende ou aprofunda o assunto. Aprendizagem ocorre no primeiro contato e o aprofundamento no decorrer do processo, trabalhando aquilo que não foi bem assimilado no momento inicial.
Para ambos é necessário um material de base, algo elaborado por profissionais que entendam muito sobre o conteúdo.
-
Aplicação
É quando os conhecimentos são colocados à prova. Acontece por meio da resolução de questões e simulados.
-
Revisão
Parte, muitas vezes, deixada de lado. O que é um grande erro, pois, sem retomar aquilo que já foi visto, a memória entenderá aquele conhecimento como descartável e irá elimina-lo da sua mente.
É com a revisão constante que o conteúdo será fixado e você conseguirá recupera-lo no momento da prova sem dificuldade.
-
Adaptação
Portanto a adaptação serve para analisar seus resultados. É a partir dela que o estudante consegue identificar suas principais falhas e atacar diretamente o problema.
Seu material de revisão deve ser produzido durante a primeira fase da preparação para concursos – estudo – ele deverá ter as seguintes características e funções:
- Fixar o conteúdo
- Ser sintético
- Ser estruturante
- Ser pontual
- Ser autoral
Assim a partir do material base você poderá elaborar mapas mentais, resumo por tópicos ou flashcards isso se chama estudo ativo. Além de otimizar a terceira fase – revisão – o estudo será mais eficiente, porque estará trabalhando o cérebro para memorizar o assunto. Veja como elaborar cada um deles:
- Mapas mentais: é um diagrama que organiza as ideias de forma simples e lógica, representando-as visualmente. Isso facilita o processo de memorização. Ele começa com um tema central, o qual conecta assuntos relacionados em vários ramos.
- Resumo por tópicos: é o meio do caminho entre o mapa mental e o resumo tradicional. Nele você deverá expor de maneira muito simplificada os tópicos do conteúdo. Pode usar desenhos, escrita e os recursos que estiverem a sua disposição.
- Cartões flash: técnica que usa a recuperação ativa dos conteúdos. Você pode escrever na frente de uma fixa a pergunta e no verso a resposta, ao ler a questão forçará o cérebro a recuperar o máximo da informação. Esse material também pode ser elaborado virtualmente, por meio de aplicativos.
O principal para que esses materiais sejam verdadeiramente efetivos na sua preparação para concursos é que utilizem cores, imagens, texto mínimo e conectem as informações.
Afinal essa estratégia sem dúvidas é mais trabalhosa e demanda mais de você do que simplesmente assistir aulas e anotar coisas que não serão tocadas nunca mais, porém essa é a maneira que te deixará mais próximo da aprovação.
[ad_2]