Início » China ‘não hesitará em iniciar uma guerra’ por Taiwan

China ‘não hesitará em iniciar uma guerra’ por Taiwan

by Anderson

China ‘não hesitará em iniciar uma guerra’ por Taiwan

“Se alguém se atrever a separar Taiwan da China, o exército chinês não hesitará em iniciar uma guerra, custe o que custar”, diz

A China “não hesitará em iniciar uma guerra” se Taiwan declarar sua independência, disse um porta-voz do ministério da Defesa nesta sexta-feira (10), depois de uma reunião entre o ministro chinês da Defesa e seu homólogo americano em Singapura.

“Se alguém se atrever a separar Taiwan da China, o exército chinês não hesitará em iniciar uma guerra, custe o que custar”, disse Wu Qian citando o ministro da Defesa Wei Fenghe durante uma reunião com o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin.

O ministro também disse que Pequim “adiará” qualquer complô de independência da ilha e defenderá “com determinação a unificação da pátria”, segundo o ministério chinês.

Os líderes de ambos os países mantiveram suas primeiras negociações presencialmente na Singapura, às margens do chamado Diálogo de Shangri-la, um fórum sobre segurança.

Wei insistiu que Taiwan pertence à China e que os Estados Unidos não deveriam “usar Taiwan para conter a China”, segundo o ministério.

Austin instou Pequim a “se abster de novas ações desestabilizadoras contra Taiwan”, afirmou o Pentágono.

Taiwan, uma ilha democrática autogovernada, vive sob a constante ameaça de uma invasão por parte da China.

A China considera esta ilha de 24 milhões de habitantes como uma de suas províncias. Embora não controle o território, prometeu tomá-la algum dia pela força se for necessário.

AFP

related posts

Leave a Comment