Início » 7 passos para começar sua carreira

7 passos para começar sua carreira

by Anderson

[ad_1]

A área da Tecnologia da Informação é uma das mais promissoras no mercado de trabalho e para os próximos 5 anos, são esperadas mais de 400 mil vagas.

Por isso, neste post explicamos tudo sobre Tecnologia da Informação e listamos alguns passos fundamentais para construir uma carreira de sucesso nessa área.

O que é Tecnologia da Informação?

Tecnologia da Informação (TI) é um termo amplo que pode incluir diversos aspectos, ferramentas e técnicas do meio digital relacionadas a sistemas, aparelhos, redes, softwares, hardwares e a gestão de informações e conhecimentos em  tudo isso.

Além disso, quando falamos sobre cursos de Tecnologia da Informação, é comum ter diversas opções associadas à tecnologia, mas a principal formação nesse sentido é o tecnólogo em Gestão em TI.

Curso de Tecnologia da Informação: qual a melhor opção?

Escolher o melhor curso de Tecnologia da Informação vai depender dos seus objetivos de carreira. Em linhas gerais, a Gestão da Tecnologia da Informação é a área da TI responsável pelo gerenciamento tanto operacional, quanto logístico das tecnologias da informação necessárias para o bom funcionamento de cada instituição.

De forma resumida, essa graduação em TI forma uma base estratégica para quem quer desenvolver carreiras diversas na Tecnologia, pois aborda questões relacionadas à tecnologia, desde equipamentos e ferramentas a sistemas e outros pontos importantes.

Mas dentro da Tecnologia da Informação, é preciso uma equipe multidisciplinar com profissionais qualificados para atuarem com sistemas, softwares (programas, plataformas, aplicações, etc.) e hardwares (dispositivos e aparelhos).

Além de pessoas para cuidarem da segurança da informaçãoda análise de dados, do suporte técnico, entre outros.

Por isso, há diversas opções de cursos de nível técnico e superior ou cursos livres para o desenvolvimento de habilidades, como linguagens de programação, ferramentas, metodologias, etc.

Para escolher o curso de Tecnologia da Informação mais compatível com você, vale a pena ler sobre cada curso, duração, grade curricular, avaliações, etc. Além de escolher boas instituições, que sejam realmente tecnológicas.

Quanto tempo dura o curso de Tecnologia da Informação?

Dependendo da área de interesse e do nível do curso de Tecnologia da Informação pode ter duração de meses a 4 anos. Por exemplo, cursos livres de programação podem durar entre 4 e 12 meses, já cursos de nível superior variam entre 2,5 anos para tecnólogos e 4 anos para bacharelados e licenciaturas.

Grade Curricular Tecnologia da Informação

Assim, vale destacar que a grade curricular da graduação em Gestão da Tecnologia da Informação EAD da Gran Faculdade é formada pelos seguintes módulos:

  • Governança de TI: com disciplinas de sistemas operacionais, engenharia de software, etc.;
  • Gerências de Projetos e Dados: incluindo banco de dados, práticas de programação, gerenciamento de projetos e metodologias ágeis;
  • Modelagem e Segurança da Informação: gestão da segurança, desenvolvimento back-end, redes e segurança;
  • Gestão e Desenvolvimento de Sistemas: desenvolvimento front-end, gestão de contratos, UX e UI Design;
  • Governança de Dados e transformação digital: computação em nuvem, DevOps, governança corporativa e digital.

Além disso, há disciplinas voltadas para o desenvolvimento pessoal e de carreira, além de matérias eletivas e a optativa em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Parcerias Tech

A tecnologia faz parte da essência da Gran Faculdade, por isso, nossos alunos dos cursos tech aproveitam nossas parcerias com gigantes da área de TI, permitindo que os alunos utilizem recursos e ferramentas modernas, e encontrem oportunidades de empregos e estágios.

Além de projetos para desenvolvimento de vivência acadêmica e formação de networking, como maratonas, lives, Hackathons, ligas e times de eSports.

Ênfases ao longo do curso

Outro diferencial da graduação em TI do Gran é escolher a ênfase para sua carreira: cibersegurança ou governança de dados. Assim, você já sai com um conhecimento especializado, pronto(a) para o mercado de trabalho.

  • Cibersegurança: desenvolve habilidades e competências para defender dados e informações visando assegurar que eles estejam disponíveis, íntegros e que sejam acessíveis somente aos seus responsáveis de direito ou às pessoas autorizadas, definindo uma Política de Segurança da Informação.
  • Governança de Dados: já a ênfase em Governança de Dados desenvolve as competências e habilidades necessárias para a definição de políticas, procedimentos, infraestrutura e tecnologia visando garantir que os dados da organização sejam precisos e adequadamente processados ao serem inseridos, armazenados, manipulados, acessados e descartados, sendo uma parte essencial do conformidade.

Tecnologia da Informação: o que faz?

Em síntese, profissionais de Tecnologia da Informação podem idealizar, projetar, desenvolver, implementar, ajustar e gerenciar sistemas, tecnologias e softwares com os mais variados objetivos.

Basicamente, esse(a) profissional pode trabalhar na iniciativa pública ou privada, além de poder prestar serviços, desenvolver produtos digitais, entre outras possibilidades.

O mercado de trabalho para Tecnologia da Informação é extremamente amplo e variado. Por isso, vale a pena investir nessa carreira e a seguir você confere algumas dicas para te ajudar nessa jornada.

7 passos para sua carreira em Tecnologia da Informação!

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a área, confira dicas úteis para que você desenvolva sua carreira em Tecnologia da Informação:

1. Avalie seus pontos fortes

Se você não é bom com números, por exemplo, existem duas opções: estudar e desenvolver essa habilidade ou dar prioridade para áreas que não exijam tanto esse conhecimento.

Esse exemplo se aplica a qualquer segmento dentro do campo profissional da Tecnologia da Informação que conta com profissões e cargos mais ligados à raciocínio lógico e números, mas também possui partes mais voltadas a processos e gestão na área.

Investir no autoconhecimento é sempre o primeiro passo para começar uma carreira de sucesso em qualquer área.

Se você ainda não sabe o que é Tecnologia da Informação e quais são os melhores cursos para sua carreira, leia primeiro o texto que fizemos sobre o assunto aqui: Área tecnológica: quais são os cursos e como escolher?

2. Defina suas metas

Depois de entender aquilo que quer, é preciso avaliar o que tem que fazer para alcançar seus objetivos. Se você quer ter um salário de R$10 mil em 5 anos, por exemplo, veja o que o mercado tem exigido como requisitos e qualificações para essas posições.

A partir disso, liste quais competências técnicas e comportamentais precisa desenvolver. Seja bem específico e detalhe, com prazos, tempo, valores e tudo que for necessário para isso.

Há inclusive aplicativos e templates de planilhas prontos que ajudam a construir um cronograma de estudos e treinamentos.

3. Faça bons cursos de Tecnologia da Informação

Por ser uma área relativamente recente, ainda não há muitos requisitos de cursos em si. Basicamente, grande parte das  vagas pede que o candidato saiba desenvolver o trabalho na prática.

Entretanto, o mercado tem caminhado para uma maior profissionalização técnica e os cargos com melhores salários e condições já exigem certo grau de estudo.

Por isso, se você realmente quer desenvolver uma carreira na área, faça bons cursos! Tanto a faculdade de Gestão em TI quanto a de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Além disso, é possível encontrar cursos livres específicos que podem ajudar você a se desenvolver em segmentos específicos. Pegue dicas com profissionais já consolidados na área!

No Gran, você encontra três formas de se destacar e ter sucesso na sua carreira:

4. Escolha sua principal área de interesse e se especialize

A Tecnologia da Informação é um campo bem amplo e, apesar de formações mais generalistas conseguirem espaço, quem se especializa acaba conseguindo ter um norte melhor na carreira.

Por isso, se você tem afinidade com uma área específica dentro ou fora da Tecnologia, vale a pena se especializar para agregar ainda mais no seu currículo e atuação.

5. Pratique o que aprendeu em Tecnologia da Informação

Algumas profissões são extremamente voltadas para a prática e é preciso exercitar constantemente aquilo que você aprendeu para não acabar esquecendo. Na Tecnologia da Informação essa é uma realidade para muitos!

Por isso, ainda voltando para a questão do autoconhecimento, avalie formas de salvar questões relevantes para seu trabalho. Códigos, ferramentas, técnicas, programas, tudo aquilo que é essencial deve ser organizado para que você possa consultar no dia a dia. Então, se organize enquanto estuda!

Algumas possibilidades para desenvolver a prática e construir portfólio incluem:

  • Estágios;
  • Voluntariado;
  • Projetos pessoais;
  • Trabalhador autonomo;
  • Hackathons, entre outras.

6. Fique de olho nas oportunidades nacionais e internacionais

Quem atua com Tecnologia da Informação pode atuar em instituições públicas e privadas, prestar serviços de consultoria ou atuar em pesquisas. O mercado possui mais vagas do que pessoas qualificadas, isso facilita muito na hora de buscar boas oportunidades.

Ligue o radar para:

  • Vagas atrativas em empresas nacionais e internacionais;
  • Editais para concursos públicos;
  • Bolsas de estudo e programas de trainee de grandes empresas.

Essas são excelentes formas de entrar no mercado de trabalho e ajustar sua carreira fazendo um alinhamento daquilo que você quer com aquilo que as vagas exigem.

7. Invista em idiomas

A demanda por profissionais qualificados na área de Tecnologia da Informação é mundial e como boa parte das vagas são remotas, você pode trabalhar para empresas de outros países sem nem precisar sair de casa.

Atualmente, mesmo quem não tem condição para pagar aulas de idiomas, consegue encontrar opções gratuitas e ferramentas para aprender. Cabe escolher o que faz mais sentido para você e encontrar o idioma que você prefere estudar primeiro: inglês, espanhol, alemão, italiano, francês, etc.

 


[ad_2]

Quer saber tudo sobre concursos previstos e novos editais clique no link a seguir:

Source link

Participe do nosso Grupo de Whatsapp e não peca noticias e novas editais todos os dias !

related posts

Leave a Comment