Início » Estatuto da Criança e do Adolescente para educadores!

Estatuto da Criança e do Adolescente para educadores!

by Anderson

[ad_1]

Você sabe o que é o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e como ele é utilizado em ambientes educacionais? A seguir, você vai entender melhor sobre o tema e conferir qual o papel dos educadores no ECA.

O que é o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)?

O Estatuto da Criança e do Adolescente, ou sua sigla: ECA, é uma das leis mais importantes para garantir os direitos da infância e juventude, juntamente com a Constituição Federal.

A Lei do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) conta com mais de 260 artigos, com diversas alterações e emendas para sua atualização desde os anos 90, quando foi criada.

Qual a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)?

Porém, o ECA foi um importante marco legal para reconhecer e regulamentar os direitos de proteção integral a crianças (0 a 12 anos), adolescentes (12 a 18 anos) e jovens em condições excepcionais (18 a 21).

Basicamente, são diversos eixos em relação ao direito à vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade e convivência familiar e comunitária, para um bom desenvolvimento em sociedade.

Em termos jurídicos, fazem parte dessa lista as garantias ao Direito à:

  • Liberdade, ao respeito e à dignidade;
  • Vida e à saúde;
  • Convivência familiar e comunitária;
  • Educação, à cultura, ao esporte e ao lazer;
  • Profissionalização e proteção ao trabalho.

Além disso essa regulamentação vai desde a gravidez, se estendendo aos direitos da gestante, até à maioridade, incluindo questões sobre adoção, guarda, tutela, acesso, medidas socioeducativas, atos infracionais, etc.

Para que serve o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para educadores?

Professores, gestores e outros profissionais da Educação que trabalham diariamente com crianças e adolescentes têm um papel fundamental na garantia desses direitos.

Afinal, de acordo com a legislação, os direitos da Criança e do Adolescente devem ser garantidos pelos familiares, pela sociedade e pelo Estado.

Em ambientes escolares, por exemplo, o papel de denúncia a ambientes familiares não saudáveis para os órgãos responsáveis é fundamental para garantir os direitos do(a) menor.

Portanto, educadores em ambientes escolares ou não-escolares devem conhecer o ECA e seu papel na garantia dos direitos previstos na Lei.

Justamente por isso, profissionais da Educação que buscam um cargo público na área, percebem muitos conteúdos programáticos que exigem conhecimentos sobre o ECA.

Quer saber tudo sobre concursos previstos e novos editais clique no link a seguir:

Source link

Participe do nosso Grupo de Whatsapp e não peca noticias e novas editais todos os dias !

related posts

Leave a Comment