Milhares de estudantes estão aflitos com o atraso na publicação do edital do Fies 2024. Com o retorno das aulas neste final de fevereiro, muitos brasileiros aguardam por notícias do edital para tentar uma vaga no ensino superior.
Após a divulgação dos resultados do Enem 2023 em janeiro e o início das inscrições para o Sisu e o Prouni, surge a expectativa em relação ao calendário do Fies em 2024.
Ainda assim, o edital do Fies também é divulgado no primeiro mês do ano, como as demais seleções.
Quando sai o edital do Fies 2024? O MEC não informou uma data específica para divulgação do documento. Segundo o ministro, o órgão deve divulgar o edital após o lançamento do Fies Social, o que ocorreu em 16 de fevereiro.
Estudantes reclamam de atrasos do MEC
São diárias as cobranças pelo edital do Fies nas redes sociais do Ministério da Educação e do ministro Camilo Santana. Pelo campo dos comentários, diversas pessoas questionam sobre a publicação do documento, além de cobrar o atraso no resultado do Prouni que ainda não saiu.
Quem pode participar do Fies 2024?
Além disso o Fies é uma oportunidade para estudantes de baixa renda financiarem, sem juros, as mensalidades de cursos de graduação em instituições privadas.
Os requisitos básicos para participar do Fies, conforme a última edição, incluem alcançar média de 450 pontos no Enem e não zerar a redação, além de apresentar renda familiar per capita de até 3 salários mínimos.
Após a conclusão do curso, o pagamento do financiamento é realizado de acordo com a renda do estudante, com um prazo estimado de 14 anos para quitação.
Edital do Fies Social é lançado
Foi publicada a resolução que cria o Fies Social, nova versão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), pelo Ministério da Educação (MEC).
O programa, executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), visa ampliar o acesso ao ensino superior, oferecendo financiamento de até 100% dos encargos educacionais para estudantes de baixa renda cadastrados no CadÚnico, alcançando mais de 100 mil estudantes em 2024.
Dessa forma, o Fies Social reserva vagas para estudantes de baixa renda e para grupos étnicos e pessoas com deficiência, visando promover inclusão e equidade no acesso à educação superior.
Quer saber tudo sobre concursos previstos e novos editais clique no link a seguir:
Participe do nosso Grupo de Whatsapp e não peca noticias e novas editais todos os dias !