Início » Parlamento Europeu declara Rússia país ‘promotor do terrorismo’

Parlamento Europeu declara Rússia país ‘promotor do terrorismo’

by Anderson

Parlamento Europeu declara Rússia país ‘promotor do terrorismo’

Parlamento pediu aos 27 países do bloco que acompanhem este reconhecimento

O plenário do Parlamento Europeu aprovou, nesta quarta-feira (23), uma resolução que qualifica a Rússia como “país promotor do terrorismo” por sua guerra contra a Ucrânia e pediu aos 27 países do bloco que acompanhem este reconhecimento.

Aprovada por 494 votos a favor, 58 contra e 44 abstenções, a resolução também identifica a Rússia como “um Estado que usa meios terroristas”.

De acordo com a Resolução, “as atrocidades cometidas pela Federação da Rússia contra a população civil ucraniana, a destruição de infraestruturas civis e outras violações graves dos direitos humanos e do Direito Internacional humanitário constituem atos de terror”.

Também constituem “crimes de guerra”, apontou o documento.

A Resolução pediu à União Europeia (UE) e aos países que a compõem que “elaborem um marco jurídico da União para a designação de Estados como promotores do terrorismo e Estados que usam meios terroristas”.

Esse marco jurídico ativará “medidas restritivas importantes” contra os países designados.

Também pediu ao Conselho Europeu “que depois considere a possibilidade de acrescentar a Federação da Rússia a esta lista” e solicitou aos parceiros da UE que adotem medidas semelhantes.

Pouco depois do voto em Estrasburgo, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, elogiou a decisão dos parlamentares europeus.

“A Rússia deve ser isolada em todos os níveis e ser responsabilizada para encerrar sua velha política de terrorismo na Ucrânia e em todo planeta”, apontou em uma rede social.

O governo da Ucrânia insistiu em seu apelo à comunidade internacional para o uso dessa declaração da Rússia como “Estado promotor do terrorismo”, mas a UE não tem um marco jurídico que permita essa designação.

Principal promotor da iniciativa, o eurodeputado lituano conservador Andrius Kubilius disse nesta quarta-feira que a Rússia “não é apenas um Estado que promove o terrorismo, mas também usa o terrorismo”.

Por isso, ressaltou, esta declaração “envia um sinal forte. A Europa e os europeus não podem permanecer passivos quando o nosso vizinho viola todas as normas internacionais e humanitárias”.

AFP

related posts

Leave a Comment