Início » Prefeitura de SP tem 48h para se manifestar sobre transporte gratuito no 2º turno

Prefeitura de SP tem 48h para se manifestar sobre transporte gratuito no 2º turno

by Anderson

Prefeitura de SP tem 48h para se manifestar sobre transporte gratuito no 2º turno

A abstenção na capital paulista no primeiro turno foi de quase dois milhões de eleitores

A Justiça de São Paulo deu 48 horas para a prefeitura da capital se manifestar sobre o pedido para oferecer transporte público gratuito no segundo turno da eleição.

A ordem foi dada pela juíza Cynthia Thomé, da 6.ª Vara de Fazenda Pública, em uma ação movida pela vereadora de São Paulo e deputada federal eleita Erika Hilton (PSOL).

Erika argumenta que a prefeitura deveria entregar um estudo fundamentado sobre a viabilidade de adotar ou não o passe livre excepcional no domingo de eleição. A vereadora defende que a política é importante para ampliar a participação dos mais pobres na votação.

“O impacto de se garantir aos cidadãos paulistanos o exercício do direito constitucional ao voto com a gratuidade do transporte municipal no dia do pleito eleitoral é ínfimo diante do subsídio que os cofres municipais já repassam para as empresas de ônibus anualmente”, diz um trecho da ação.

Como mostrou o Estadão, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) ignora há 20 dias uma recomendação da Defensoria Pública de São Paulo para zerar as tarifas no dia da eleição. Ele não adotou o passe livre no primeiro turno e já adiantou que a posição será a mesma no próximo dia 2.

A defensora pública Cecilia Nascimento Ferreira, coordenadora auxiliar do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos , unidade mobilizada para tentar conseguir o transporte público de graça para os eleitores, afirma que só a falta de orçamento poderia impedir administração municipal de zerar tarifas no segundo turno. Isso porque o Supremo Tribunal Federal (STF) deu aval para prefeitos e concessionárias oferecerem o passe livre.

“Na decisão, o ministro [Luis Roberto] Barroso afirma que não seria possível obrigar todos os municípios a adotarem o transporte público gratuito por uma questão orçamentária. Se a justificativa da prefeitura não for uma questão orçamentária, me parece que viola o entendimento do STF. A declaração do prefeito foi que não concederia porque nunca foi concedido antes. Não me parece um fundamento jurídico válido”, explica.

O custo de cada passagem de ônibus em São Paulo é de R$ 4,40. A multa para quem não vota é de R$ 3,51. A abstenção na capital paulista no primeiro turno foi de quase dois milhões de eleitores.

Agência Estado

related posts

Leave a Comment